8 de fev. de 2011

Eye balloon

A ilustração acima faz parte do acervo permanente do MOMA NY, dentro do espaço dedicado ao artista Odilon Redon (França, 1840-1916), autor dessa e de mais outras 140 abrigadas pelo museu. Essa é a minha favorita entre todas. O olho que tudo pode ver, o big brother foi esboçado. Sofisticado e moderno. Em 1885 Redon criou "L'Hommage à Goya", uma reunião de seis telas de litografias publicada pela Dumont, impressa por Lemercier et Cie à Paris. Não há nenhuma aproximação afetiva em relação ao pintor espanhol nessa obra, no entanto, ela contribuiu para uma profunda amizade entre Redon e o poeta simbolista Mallarmé.

Referências da tela: Eye-balloon 1878. Charcoal and chalk on colored paper, 16 5/8 x 13 1/8" (42.2 x 33 cm). Gift of Larry Aldrich.

O estranho cê de Caetano

Em 2008 publiquei o trabalho "O estranho cê de Caetano - Impressões do estrangeiro" na revista literária Germina Literatura. Trata-se de um pequena análise sobre a possível condição estrangeira de Caetano Veloso, avaliando alguns pontos e significados prováveis ao longo da carreira do artista que contribuiram para a formação de cê.

Resident Evil 4


CAPCOM capricha em Resident Evil 4 para PS2. Um jogo de ação em terceira pessoa com uso de armas variadas e um enredo de arrepiar que constitue o gênero "horror survival". O protagonista é Leon (o mesmo de Resident Evil 2) só que aqui ele reaparece como agente especial da CIA que tem como missão resgatar a filha do presidente dos Estados Unidos. Ela é mantida como refém em um vilarejo assustador na Espanha, ameaçada por Ganados (homens infectados por um vírus que os transforma em algo semelhante a zumbis, com capacidade de correr, usar armas e com alto teor de agressividade). Esses inimigos bizarros exigem maior dinamismo do jogador. O novo sistema de mira faz com que ele tenha maior controle e presisão ao atirar e a câmera com perspectiva situa-se sempre sobre seu ombro. O cenário transmite uma boa sensação de realismo.

7 de fev. de 2011

David Bowie

Ashes to ashes foi um single lançado por David Bowie em 1980 na Inglaterra. A música, uma das minhas favoritas, é linda e o vídeo, um tanto burlesco seguindo aquela tradição de videoclipes cinematográficos. Para quem se interessar em conferir o disco mais recente e a agenda do artista é só dar uma olhada na homepage oficial . Entre as performances ao vivo em shows, Bowie tem uma versão encantadora para a mágica "Alabama Song", escrita por Kurt Weill para uma peça de Brecht de 1929.