12 de abr. de 2011

Editora Des Femmes



A editora francesa Des Femmes, localizada atualmente na Rua Jacob, 35 - 75006 em Paris, tem um importante trabalho de edição ao publicar na França romances, ficções e ensaios de mulheres que acrescentaram e contribuem até hoje para um pensamento reflexivo e diferenciado da contemporaneidade. Escritoras, poetas e pensadoras francesas e de outras nacionalidades como Hélène Cixous, Virginia Woolf, Maria Teresa Horta, Clarice Lispector entre tantas outras estão no catálogo da editora, incluindo obras lidas por atrizes francesas. Fanny Ardant lê romances de Balzac, Stephan Zweig, Marguerite Duras e outros. Essas leituras estão disponibilizadas para compra assim como as publicações da casa. A editora responsável se chama Antoinette Fouque.


Revista Fon Fon


Resolvi dedicar este post à criatividade de design da capa da velha Revista Fon Fon, nascida no Rio de Janeiro em 1907 indo até 1945.


11 de abr. de 2011

Claudio Matsuno

Claudio Matsuno é um jovem talentoso artista plástico de São Paulo. Suas criações articulam técnica e experimentação com desenhos e outros materiais que se mostram em jogos de palavras, cores e formas intensas, livres, propiciando um mise en scène singular que aposta no desenho contemporâneo para investigar os caminhos e variados sentidos da arte. Abaixo, o trabalho de Claudio Matsuno exposto em dois momentos:

Montagem e inauguração da exposição Octopus Garden Claudio Matsuno acertando os últimos detalhes de seu trabalho Local: Casa Contemporânea - São Paulo Abertura: 24 de fevereiro




Site Specific - O Sonho de Marte

Local: Galeria Nuvem - São Paulo 08/02 à 05/03


10 de abr. de 2011

Jakob Von Gunten


Recentemente ganhei de um amigo o livro "Jakob Von Gunten - um diário", do escritor suiço Robert Walser, escrito em 1908 em Berlim. A nota da edição brasileira da Companhia das Letras observa que na segunda década do século XX resenhas identificaram em Walser a mais decisiva influência sobre a prosa curta de Franz Kafka. Bem, estou mais ou menos na metade do livro e acho o estilo da escrita tout court de Walser bastante atraente, garantindo ao leitor um frisson interessante que o mantém bastante atento aos acontecimentos da narrativa. Kafka é maravilhoso e Walser é ótimo. (a capa desta edição é linda).


Bruce Weber


Bruce Weber já possui um currículo mais do que respeitado na história da fotografia de moda, tendo lançado nomes famosos no mercado como Kate Moss e Mark Wahlberg através das propagandas para a grife americana de jeans, underwear e perfumes Calvin Klein. Kate Moss foi apresentada ao mundo no início dos anos 90 com a campanha icônica do perfume Obsession, de Calvin Klein, claro. O corpo masculino é sempre muito bem detalhado em primeiro plano nas imagens de Weber, os músculos valorizados para demonstrar muitas vezes uma virilidade gentil, sexy e frágil. Nas fotografias o homem interage com elementos da natureza como a água, campo, cães e outros animais que frequentemente compõem os cenários. Mesmo nas campanhas de moda. Nas imagens aqui postadas estão Kate Moss para Calvin Klein, anos 90; Garrett Neff para Calvin Klein, 2008. Ambas de autoria de Bruce Weber. O fotógrafo também dirigiu um documetário sobre Chet Baker em 1988 - "Let's get lost".

Helmut Newton



O fotógrafo de moda alemão Helmut Newton , sinônimo de arte fotográfica de altíssima qualidade, enriquece o potencial de altivez e imponência da figura feminina em seus trabalhos com mulheres célebres. Destaco essas imagens de Catherine Deneuve (feita em 1976) e Sigourney Weaver (1995)- em ambas a mulher surge dominante, ao contrário do que acontece em alguns trabalhos de Newton onde a mulher é fotografada em uma postura mais servil em relação ao homem (não é o caso das fotos de celebridades feitas por ele). Muitas de suas fotografias receberam influência surrealista e geralmente os fetiches eróticos sustentam as cenas, para além da realidade. Em outros trabalhos, a mulher surge quase como um deus ex-machina. Infelizmente Newton faleceu em 2004 devido a um acidente de automóvel.